Janeiro´ 2013

Guia  Brazil Host - 1º site de turismo de negócios

 Hotéis não estão preparados para a geração Y

Pesquisa revela preferências dos jovens na hotelaria - Cerca de mil jovens da geração Y revelaram os desejos e os itens mais importantes na hora de escolher um hotel.

 

A localização, a qualidade da cama, o preço, a qualidade do chuveiro e a qualidade da conexão de Internet estão entre os cinco itens mais importantes para os jovens quando têm que escolher um hotel atualmente. Entre os itens menos relevantes, está a existência de spas, business center, área de fitness, mesa de trabalho no quarto e piscina na área comum do hotel. A afirmação integra o estudo “Millenials e a Hotelaria”, preparado pela consultoria Mapie, especializada em hospitalidade, e retrata o comportamento e preferências deste público para a hotelaria atual e futura.  

De acordo com o CIA World Factbook, mais de 1,7 bilhão de pessoas no mundo ocupam a faixa etária que vai dos 15 aos 30 anos, dentro de uma média de 28 anos. O seu poder de compra é maior do que qualquer outra geração que os precedeu, com gastos anuais que somam R$ 32 milhões*.  

A amostragem da Mapie foi feita com mil jovens brasileiros, nascidos entre os anos 1980 e 2002, das classes A, B e C, em todas as regiões do país, entre os meses de abril a junho de 2012. Também conhecidos como “Geração Y”, este público desconhece o mundo sem redes sociais, jogos eletrônicos e Internet.  

No modelo desejado de hotelaria, a pesquisa aponta que 44,7% dos entrevistados têm o design moderno e atraente como primeira prioridade, além da ampla disponibilidade de tomadas e de wifi, com 21,2% das preferências, seguida de amenities de qualidade nos quartos (16,3%) e opções de refeições saudáveis (10,6%). Ainda de acordo com o estudo, esse hóspede também quer que haja um lobby integrado ao restaurante, um bar de renome, aplicativos (Apps) online disponíveis para reservas e check in, itens automáticos nos apartamentos, atendimento informal e um espaço com videogames de última geração, em ordem de importância, respectivamente. De 25 itens possíveis, estes obtiveram relevância estatística.  

De acordo com as sócias diretoras da Mapie, Tricia Neves e Carolina Haro, “as formatações atuais dos empreendimentos hoteleiros no Brasil ainda são compostas por modelos ultrapassados. Para os jovens, a presença de business center, banheira e uma infinidade de canais de tevê a cabo não são itens importantes”, afirmam. A pesquisa visa compreender essas necessidades, expectativas e desejos dos millennials nos hotéis, identificando como isto interfere nos produtos, serviços, processos e resultados do negócio.  

O estudo também aponta a utilização do site do hotel como a forma preferida dos jovens na hora de fazer uma reserva, seguida pelo telefone e a agência online, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A agência tradicional (física), seguida pelo Facebook e o App do hotel aparecem em quarto, quinto e sexto lugares. Os cinco processos considerados mais “chatos” para este público também foram contemplados na pesquisa, entre eles, o check in, que está na liderança, a reserva no hotel, o check out; a limpeza do apartamento e os problemas de conexão com a Internet, nesta ordem.  

Outro resultado que foi apontado pelos jovens é o que mais os irrita em um hotel. Em ordem de importância estão a sujeira, a demora no atendimento, atendimento ineficaz, mau atendimento e filas.

 

Perfil  

A Internet aparece como principal canal de acesso a este público, com 38% deles conectados de seis a dez horas por dia. Em contrapartida, a televisão, que ainda é o veículo de comunicação que tem mais presença nas casas brasileiras, tem a audiência de 44% dos jovens por menos de uma hora por dia.  

Os dados acima se refletem nas áreas de consumo e marketing também, com as cinco marcas favoritas dos jovens advindas da tecnologia. Entre elas, Apple, Google, Facebook, Microsoft e a Samsumg, em ordem de importância, respectivamente, sendo que o Facebook é a rede social mais relevante para 90% dos entrevistados.  

64% dos entrevistados também já utilizaram as redes para divulgar maus serviços e 57% disseram que o feedback não foi satisfatório quando receberam esse retorno; 35% ainda fazem de duas a três viagens nacionais por ano, sendo que 36% dessas viagens são a lazer. Em viagens internacionais, 69% dos jovens farão ao menos uma viagem por ano, de férias ou a lazer, e conhecer ao menos um país.  

Para Carolina Haro e Tricia Neves, “os meios de hospedagem que quiserem receber este público deverão adequar-se aos itens que auxiliarão na definição de suas escolhas, adptando-se às suas preferências”, afirmam.  

* Dados da TNS Research International que entrevistou 1500 jovens nascidos entre 1980 e 1990 no País.

 

 Sobre a Mapie – Uma empresa que elabora, implanta e desenvolve processos de gestão, além de pensar estrategicamente na estruturação e criação de novos negócios.  Pautada pela integridade, ética, transparência e sustentabilidade, apresenta em sua plataforma de gestão metodologias sólidas e inovadoras. O conhecimento organizacional e a otimização dos recursos humanos e financeiros são facilmente demonstrados através da verificação dos resultados alcançados, os quais norteiam seu modelo de remuneração.

 

Gabriela Catropa - gabriela@b4t.com.br

Veja outras notícias do Guia Brazil Host