Sábado, 22 de Junho de 2002

As vezes esquecemos de coisas simples que muito representam no mundo dos negócios: como cumprimentar, fazer apresentações, relacionar-se em eventos, trocar cartões de visita, como falar, troca de presentes, etc.
 

CUMPRIMENTOS:
Lembramos que, em se tratando de negócios, a atitude exigida independe do sexo da outra parte; pois como diz Syndi Seid "profissionalismo não tem sexo" .

O cumprimento deve ser um aperto de mão firme e de preferência em pé, reforçado com um contato olho a olho. A importância do aperto de mão é milenar. A jornalista Célia Ribeiro explica em seu livro "Boas Maneiras & Sucesso nos Negócios" da editora L&PM, a historia deste gesto: Na historia antiga ele teria surgido como demonstração de que dois homens, ao estabelecerem uma relação, estariam desarmados. No Império Romano, era sinal de pacto de honra.

Na Revolução Industrial, reapareceu como forma de selar negócios e, finalmente, migrou-se para os relacionamentos sociais.

Portanto este gesto pode dizer muito de nós ao estabelecer uma relação, tal como: insegurança - se a mão não está firme; tensão - se a mão está úmida; desprezo - oferecer as pontas dos dedos; grosseria - se apertar demais a mão do outro.

O Relacione-se sugere que o cumprimento ideal deve ser um aperto de mão firme e completo, ou seja uma mão deve abraçar a outra onde o polegar alcance o dorso da mão da outra pessoa...um olhar firme "olho no olho" e um sorriso discreto de satisfação naquele encontro.

E a apresentação? Simples...diga sempre o seu nome e sobrenome. No Brasil não se obedece uma hierarquia para tal, mas em outros países isto acontece, portanto se pretendes viajar para outros paises, é melhor se informar bem sobre este e todos os outros costumes daquele lugar.

CARTÕES DE VISITA:
Cartões de visita devem sempre estar em um porta cartões no bolso do Paletó ou da camisa (para os homens), pois se tiver no bolso de trás da calça, além de amassarem significa falta de educação você receber o cartão da outra pessoa colocar no seu porta cartões e sentar em cima. É grosseria pura e o gesto tem um significado terrível.

Cartões devem sempre estar limpos e impecáveis; amassados nunca!!!! O seu cartão diz exatamente como você é.

O cartão deve ser entregue na mão da pessoa de forma que possa ser lido imediatamente pela pessoa que o recebe. As vezes é comum, quando se está em uma mesa com várias pessoas, que os cartões sejam jogados na direção das pessoas - isto é um crime...nunca faça isto; mesmo que tenha que se levantar para ir até a outra pessoa e entregar o cartão em mãos e na forma correta.


Se tiver que fazer alguma anotação no cartão que  recebeu,  faça isto no verso, nunca na parte da frente do cartão e, de preferência, longe do dono do cartão. Procure ter em mãos uma agenda ou bloco de anotações, para não ser tentado a escrever no cartão

Existem mais regras básicas para uso do cartão de visita, que futuramente estaremos abordando aqui.

Lêda Pena Yoshida é Pós graduada em Marketing e Gestão de Negócios Internacionais. Diretora Geral Brazil Host . Consultora de Marketing e Clima Organizacional,  Cursos de Qualidade no Atendimento ao Cliente,  Comunicação eficaz, Você - sua empresa e a era digital, Marketing de serviços entre outros.e CEO da LPY Consultoria.
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