Como
a inacessibilidade dos executivos é burra,
e faz as empresas em que
trabalham,
perderem excelentes
oportunidades e muito dinheiro.
Motivos
que levam a esta inacessibilidade.
Este
famoso paredão tem vários nomes: Secretárias,
descasos e atrasos aliados ao poder (petulância), falta de
atualização (treinamento) em técnicas de comunicação,
qualidade no atendimento interno e externo, (fornecedor
e cliente), entre outros.
Como
o assunto é extenso e bem polêmico,
vou restringir minhas colocações baseadas em casos reais.
(Não se preocupe, não vou citar nomes).
Secretárias:
Tenho um respeito muito grande pela profissão, e até já a
exerci no começo de minha carreira profissional.
Existe
aquela secretária que acha que pode fazer o papel do seu superior
(chefe). Até aqui tudo bem mas, será que ela sabe de tudo que
está passando pela cabeça dele? Que ele está pensando em
investir em um outro segmento totalmente diferente do atual? Ou
está precisando de um "Profissional Trainning", para
manter a forma, ou ainda que este executivo gostaria, imensamente,
de conversar com um desconhecido sobre wap, e-business, e-commerce, B2B,
B2C, para conhecer um pouco mais sobre deste assunto
que está em todo tipo de mídia?
Afinal
ele é tão importante na organização, que não pode deixar
transparecer que esta por fora de algo tão atual.
Muito
bem, exatamente neste momento, pode ter profissionais destes
segmentos ligando para este executivo e recebendo a simpática
resposta da secretária: Ele está em reunião.... está
viajando.... sobre o quê se trata?
Não
temos interesse no momento...ou vou passar para a pessoa responsável
por compras.
Se
a secretária não
sabe o que se passa na cabeça do executivo(seu chefe), imagine o
homem de compras.
E
ai foi para o espaço, aquilo que o executivo tanto queria
e, gratuitamente foi bater a sua porta.
Como
poderia ter sido: A secretária pensar: porque será que esta
pessoa está ligando diretamente para este executivo? Porque a
insistência? Não custa fazer uma perguntinha ao chefe " tem
um profissional de ... no telefone querendo falar com você, quer
atendê-lo?
O
pior é quando ela só sabe dizer que o executivo está em reunião.
Imagine que do outro lado está um cliente em potencial ou
investidor para lhe ofertar uma parceria imperdível...
Como
você está em reunião o tempo todo, automaticamente vem aquele
pensamento: Acho que esta empresa está com muito problemas.
...Será que a sua secretária sabe que reunião , na maioria das
vezes, é para discutir problemas? Entendeu bem, caro executivo,
discutir problemas não é a mesma coisa que solucionar problemas.
Bem baixinho vou confessar uma coisa: "Nunca vi um problema
ser solucionado em reunião".
Em
off: O Vice
Presidente de uma empresa de telefonia, conforme sua secretária,
ficou direto em reunião por 5 dias úteis. Haja problemas
!!!!!!!!
Não
posso deixar de comentar que, muitas vezes, a secretária
apenas cumpre ordens. Então ela precisa ser muito mais criativa
para encontrar desculpas diferentes todos os dias.
Vou
encerrar este tópico
lembrando que em uma tentativa mais persistente ainda, o
interessado se desloca e vai até a empresa. Então é a
recepcionista que faz este papel...dizendo - deixe o seu cartão e
um material que entregarei ainda hoje. No dia seguinte, o
interessado telefona para o executivo e mais uma vez fala
com a secretária: - estive ontem em sua empresa e deixei na recepção
um folder sobre....gostaria de saber se já foi recebido, e se o
Sr. (fulano) teve oportunidade de vê-lo.....e recebe a
famosa resposta: não recebemos nada sobre isto, pode nos enviar
novamente?
Caros
empresários, o mesmo pode estar acontecendo com os assessores
comerciais de sua empresa, prospectando potenciais clientes...será
que é "
puro troco" pelo que você está fazendo sem estar
percebendo?
Antipatia
dos executivos: desculpe-me pelo termo antipático, mas
confesso que não encontrei nenhum outro termo similar.
Altos
salários, carros do ano, celular e palm-top fornecidos pela
empresa, sistema "portas abertas", etc. Tudo
isto para agilizar a comunicação e consequentemente os negócios.
Acontece que vem junto a
redoma de vidro, o poder sobe à cabeça.
Ficam incomunicáveis, a não ser, claro, para os amigos ou
então para os caça talentos que estão de olho nos executivos em
evidência.
Simulação
(sugestão para você, caro empresário, avaliar se o que foi dito
até agora está acontecendo na sua empresa).
Se
você é um empresário ou o Presidente de uma Organização,
experimente fazer um teste:
Se
coloque no lugar de um Assessor Comercial de um provável
fornecedor, e ligue para o Diretor ou Gerente de sua empresa,
tentando agendar uma visita como um futuro fornecedor. Depois me
escreva dizendo o que
aconteceu. Estou na torcida..
Veja
o que pode acontecer: 1) Barrado pela secretária. 2) Envio de
folder que não tem retorno. 3) Disfarça e vai pessoalmente a
recepção - duas horas de espera para entregar material em mãos
de um assistente.
E
ai você decide implantar um sistema de telefonia DDR (discagem
direta a ramal) para melhorar a comunicação na sua empresa.
Perfeito...é
excelente este sistema (não estou ganhando
nada para dizer isto), mas vou lhe contar um segredinho:
Uma
coisa ou outra acontece: o
executivo deixa no sofisticado sistema (detector de chamadas) que
permite ele saber antes quem está ligando. Daí ele só atende
quem ele reconhece.
Ou
dá um "follow me" para o telefone de seu subordinado,
que anota os recados, e toda Sexta Feira, religiosamente, põe na
mesa do chefe. Pode até haver um retorno de sua ligação depois
de duas semanas... mas ai aquela oportunidade já passou.
Ah!!!!!
Também tem aquele que vai lhe responder: por favor envie um
folder para nós. Atenção: Os bons e grandes negócios não estão
em folders, você sabia disto? Nunca vi um Plano de Negócios
ser enviado por correio.
E
se a internet já chegou na sua empresa, caro empresário, resta
mais uma tentativa, para este teste:
enviar um E-Mail, usando seu e-mail particular, que ninguém
na empresa conhece, e
tenha certeza que vai
conseguir o tão esperado contato. Engano. O executivo usou aquele
recurso que ignora e-mails de desconhecidos.
Mais
uma chance, enviando um E-mail com a famosa "confirmação de
resposta". Se a confirmação de abertura de seu e-mail
chegar no dia seguinte sinta-se QUASE vitorioso. Digo quase porque
isto não significa que sua mensagem foi realmente lida, pois se
você ligar para confirmar se a sua mensagem foi clara, e se
precisam de mais alguns detalhes, poderá ter uma destas
respostas: do próprio " aguarde mais alguns dias, pois eu
quero ler com mais atenção, pois estamos numa semana de muito
trabalho aqui"; ou da secretária "eu já imprimi o seu
e-mail e está na mesa dele para despachar" ou "ainda não
tive tempo de filtrar os assuntos para passar ao meu chefe".
Pode
parecer exagero, mas como disse logo no início eu já vi isto
acontecer.
Calma,
tem uma saída. Treinamento para ensinar o mais básico, para
ocupar qualquer posição em uma organização: humildade e
respeito. Neste treinamento faça uma simulação, para que todos
tenham a oportunidade de se colocarem no lugar daqueles
que tentam
contatá-los.
Uma
das revistas da Abril ( Você SA) divulgou um caso super
interessante sobre uma empresa que inverteu todos as posições,
por um dia. Imagine o
presidente como lavador de louças, e o lavador de louças como
Presidente. O
Diretor de Marketing ficou como manobrista...que
pena...deveria ter ido para a rua prospectar novos clientes.
Não
esqueça que você, empresário,
tem que dar o exemplo
Por
falar em exemplo, vou relatar mais um fato ocorrido comigo: Como
Gerente de Vendas, de uma empresa multinacional européia, estava
fazendo treinamento
de campo com uma vendedora . Em um estabelecimento, perguntei a
recepcionista pelo proprietário. Reconhecendo a famosa pasta de
vendedor, um rapaz que estava ao lado dela, respondeu que ele não
se encontrava. Desconfiei que seria o próprio e inverti a situação,
ao lembrar de um amigo empresário que havia me pedido uma indicação
de fornecedor daquele segmento.
Falei
que eu era gerente de compras de uma empresa de grande porte, e
gostaria de avaliar o potencial daquela empresa, para um contrato
de fornecimento por 5 anos. Imediatamente, o simpático rapaz
disse: vamos entrar e tomar um café. Conclusão ele era o
proprietário. Não tive dúvidas em lhe dizer: Sua empresa tem
todo o perfil para ser um grande fornecedor nosso, mas temos como
princípio que, empresas que não atendem bem o fornecedor também
não fará um bom atendimento ao seu cliente. E tentando se
explicar, se complicou
ainda mais dizendo: -
sabe tem um vendedores que enchem...
E
ai eu retruquei: Seus vendedores externos estão fazendo o mesmo
por ai...já pensou nisto? Espero que ele tenha entendido a
mensagem.
Atrasos:
"Feed
back" tem que ser feito em no máximo 2 dias senão será
esquecido, e quando lembrado talvez seja tarde demais.
Outro
exemplo: Apresentei um projeto a uma empresa que era exatamente o
que ela queria e precisava.
Passou
uma semana, duas, três ....e nada. Três semanas depois
apresentei a uma outra empresa. Conclusão: No dia seguinte, o negócio
estava fechado. Dois
meses depois a primeira empresa telefona, perguntando se era possível
levar uma outra cópia do projeto, que já estava quase decidido..
Minha resposta? "Que pena, infelizmente este projeto
já está sendo executado por outra empresa".
Não
poderia deixar de citar aqui, alguns casos,
para que você dê a sua nota de zero a dez:
1)
Uma grande empresa, que tem um gerente de marketing, que não sabe
o que é internet, e direciona para
o gerente de informática, que só entende de faturamento.
Também tem uma linha direta "fale com o presidente",
onde você é direcionado para um diretor, que está em reunião e
não retorna a ligação.
2)
Uma Associação de classe que não quer informar ao seu
associado, a oportunidade de divulgar a empresa dele, sem
nenhum ônus.
3)
Um Diretor Executivo de uma Associação super respeitada, que
recebe um assessor comercial de um veículo de mídia,
sem ter agendado, e
imediatamente disponibiliza todas as informações necessárias,
porque percebe que é para benefício da categoria.
4)
Uma empresa onde o guarda da portaria, recebe um vendedor com belo
sorriso, oferece água e
deseja boa sorte na reunião, mesmo sem saber de quem se trata e
com quem vai falar. E na
saída o mesmo guarda, com o mesmo sorriso: pergunta: foi boa a
reunião? Espero que volte
a nos visitar mais vezes, trazendo coisas boas para a nossa
empresa.
Acredite.
Os casos citados são verídicos...e como gostaria de citar o nome
das empresas, que receberam minha NOTA 10 !!!!!!!!
Lêda
Pena Yoshida -consultora@brazilhost.com.br
Diretora
Presidente do Guia Brazil Host - 1º Site de Turismo de Negócios www.brazilhost.com.br
Consultora
de Marketing e Clima Organizacional, Cursos de Qualidade no
Atendimento ao Cliente, Comunicação eficaz, Você - sua
empresa e a era digital, Marketing de serviços entre outros.
Atenção:
Este artigo foi escrito em 1997.