Como
              a inacessibilidade dos executivos é burra,
              e faz as empresas em que
              trabalham,
              perderem excelentes
              oportunidades e muito dinheiro.
               
              Motivos
              que levam a esta inacessibilidade.
              
              
              Este
              famoso paredão tem vários nomes: Secretárias,
              descasos e atrasos aliados ao poder (petulância), falta de
              atualização (treinamento) em técnicas de comunicação,
              qualidade no atendimento interno e externo, (fornecedor
              e cliente), entre outros. 
               
               
              
              
              Como
              o assunto é extenso e bem polêmico, 
              vou restringir minhas colocações baseadas em casos reais.
              (Não se preocupe, não vou citar nomes). 
               
              
              
               
              Secretárias:
              Tenho um respeito muito grande pela profissão, e até já a
              exerci  no começo de minha carreira profissional. 
              
              
              Existe
              aquela secretária que acha que pode fazer o papel do seu superior
              (chefe). Até aqui tudo bem mas, será que ela sabe de tudo que
              está passando pela cabeça dele? Que ele está pensando em
              investir em um outro segmento totalmente diferente do atual? Ou
              está precisando de um "Profissional Trainning", para
              manter a forma, ou ainda que este executivo gostaria, imensamente,
              de conversar com um desconhecido sobre wap, e-business, e-commerce, B2B,
              B2C,  para conhecer um pouco mais sobre deste assunto
              que está em todo tipo de mídia?
              
              
              Afinal
              ele é tão importante na organização, que não pode deixar
              transparecer que esta por fora de algo tão atual.
               
                
              
              
              Muito
              bem, exatamente neste momento, pode ter profissionais destes
              segmentos ligando para este executivo e recebendo a simpática
              resposta da secretária: Ele está em reunião.... está
              viajando.... sobre o quê se trata? 
              Não
              temos interesse no momento...ou vou passar para a pessoa responsável
              por compras. 
              Se
              a secretária  não
              sabe o que se passa na cabeça do executivo(seu chefe), imagine o
              homem de compras.
              
              
              E
              ai foi para o espaço, aquilo que o executivo tanto queria 
              e,  gratuitamente foi bater a sua porta. 
               
               
              
              
              Como
              poderia ter sido: A secretária pensar: porque será que esta
              pessoa está ligando diretamente para este executivo? Porque a
              insistência? Não custa fazer uma perguntinha ao chefe " tem
              um profissional de ... no telefone querendo falar com você, quer
              atendê-lo?  
              
              
              O
              pior é quando ela só sabe dizer que o executivo está em reunião.
              Imagine que do outro lado está um cliente em potencial ou
              investidor para lhe ofertar uma parceria imperdível...
              
              
              Como
              você está em reunião o tempo todo, automaticamente vem aquele
              pensamento: Acho que esta empresa está com muito problemas.
              ...Será que a sua secretária sabe que reunião , na maioria das
              vezes, é para discutir problemas? Entendeu bem, caro executivo,
              discutir problemas não é a mesma coisa que solucionar problemas.
              Bem baixinho vou confessar uma coisa: "Nunca vi um problema
              ser solucionado em reunião".
              
              
              Em
              off:   O Vice
              Presidente de uma empresa de telefonia, conforme sua secretária,
              ficou direto em reunião por 5 dias úteis. Haja problemas
              !!!!!!!! 
               
               
              Não
              posso deixar de comentar que, muitas vezes,  a secretária
              apenas cumpre ordens. Então ela precisa ser muito mais criativa
              para encontrar desculpas diferentes todos os dias.
              
              Vou
              encerrar  este tópico
              lembrando que em uma tentativa mais persistente ainda, o
              interessado se desloca e vai até a empresa. Então é a
              recepcionista que faz este papel...dizendo - deixe o seu cartão e
              um material que entregarei ainda hoje. No dia seguinte, o 
              interessado telefona para o executivo e mais uma vez fala
              com a secretária: - estive ontem em sua empresa e deixei na recepção
              um folder sobre....gostaria de saber se já foi recebido, e se o
              Sr. (fulano) teve oportunidade de vê-lo.....e  recebe a
              famosa resposta: não recebemos nada sobre isto, pode nos enviar
              novamente?
              
              
              Caros
              empresários, o mesmo pode estar acontecendo com os assessores
              comerciais de sua empresa, prospectando potenciais clientes...será
              que é  "
              puro troco" pelo que você está fazendo sem estar
              percebendo? 
               
               
              
              
              Antipatia
              dos executivos: desculpe-me pelo termo antipático, mas
              confesso que não encontrei nenhum outro termo similar. 
              
              
              Altos
              salários, carros do ano, celular e palm-top fornecidos pela
              empresa,  sistema "portas abertas",  etc. Tudo
              isto para agilizar a comunicação e consequentemente os negócios.
              Acontece que vem junto  a
              redoma de vidro, o poder sobe à cabeça. 
              Ficam incomunicáveis, a não ser, claro, para os amigos ou
              então para os caça talentos que estão de olho nos executivos em
              evidência.
               
              Simulação
              (sugestão para você, caro empresário, avaliar se o que foi dito
              até agora está acontecendo na sua empresa).
               
              
              
              Se
              você é um empresário ou o Presidente de uma Organização,
              experimente fazer um teste: 
              
              
              Se
              coloque no lugar de um Assessor Comercial de um provável
              fornecedor, e ligue para o Diretor ou Gerente de sua empresa,
              tentando agendar uma visita como um futuro fornecedor. Depois me
              escreva  dizendo o que
              aconteceu. Estou na torcida..
               
              
              
              Veja
              o que pode acontecer: 1) Barrado pela secretária. 2) Envio de
              folder que não tem retorno. 3) Disfarça e vai pessoalmente a
              recepção - duas horas de espera para entregar material em mãos
              de um assistente.
               
              
              
              E
              ai você decide implantar um sistema de telefonia DDR (discagem
              direta a ramal) para melhorar a comunicação na sua empresa. 
              
              
              Perfeito...é
              excelente este sistema (não estou ganhando 
              nada para dizer isto), mas vou lhe contar um segredinho: 
              
              
              Uma
              coisa ou outra acontece:  o
              executivo deixa no sofisticado sistema (detector de chamadas) que
              permite ele saber antes quem está ligando. Daí ele só atende
              quem ele reconhece.
              
              
              Ou
              dá um "follow me" para o telefone de seu subordinado,
              que anota os recados, e toda Sexta Feira, religiosamente, põe na
              mesa do chefe. Pode até haver um retorno de sua ligação depois
              de duas semanas... mas ai aquela oportunidade já passou. 
               
              
              
              Ah!!!!!
              Também tem aquele que vai lhe responder: por favor envie um
              folder para nós. Atenção: Os bons e grandes negócios não estão
              em folders, você sabia disto? Nunca vi um Plano de Negócios 
              ser enviado por correio. 
               
              E
              se a internet já chegou na sua empresa, caro empresário, resta
              mais uma tentativa, para este teste: 
              enviar um E-Mail, usando seu e-mail particular, que ninguém
              na empresa conhece,   e
              tenha certeza que vai
              conseguir o tão esperado contato. Engano. O executivo usou aquele
              recurso que ignora e-mails de desconhecidos. 
               
              Mais
              uma chance, enviando um E-mail com a famosa "confirmação de
              resposta". Se a confirmação de abertura de seu e-mail
              chegar no dia seguinte sinta-se QUASE vitorioso. Digo quase porque
              isto não significa que sua mensagem foi realmente lida, pois se
              você ligar para confirmar se  a sua mensagem foi clara, e se
              precisam de mais alguns detalhes, poderá ter uma destas
              respostas: do próprio " aguarde mais alguns dias, pois eu
              quero ler com mais atenção, pois estamos numa semana de muito
              trabalho aqui"; ou da secretária "eu já imprimi o seu
              e-mail e está na mesa dele para despachar" ou "ainda não
              tive tempo de filtrar os assuntos para passar ao meu chefe".
               
              Pode
              parecer exagero, mas como disse logo no início eu já vi isto
              acontecer.  
              
              Calma,
              tem uma saída. Treinamento para ensinar o mais básico, para 
              ocupar qualquer posição em uma organização: humildade e
              respeito. Neste treinamento faça uma simulação, para que todos
              tenham a oportunidade de se colocarem no lugar daqueles 
              que  tentam
              contatá-los. 
              
              
              Uma
              das revistas da Abril ( Você SA) divulgou um caso super
              interessante sobre uma empresa que inverteu todos as posições,
              por um dia.  Imagine o
              presidente como lavador de louças, e o lavador de louças como
              Presidente.  O 
              Diretor de Marketing ficou como manobrista...que
              pena...deveria ter ido para a rua prospectar novos clientes. 
               
               
              
              
              Não
              esqueça que você, empresário,
              tem que dar o exemplo 
              
              
              Por
              falar em exemplo, vou relatar mais um fato ocorrido comigo: Como
              Gerente de Vendas, de uma empresa multinacional européia, estava
              fazendo  treinamento
              de campo com uma vendedora . Em um estabelecimento, perguntei a
              recepcionista pelo proprietário. Reconhecendo a famosa pasta de
              vendedor, um rapaz que estava ao lado dela, respondeu que ele não
              se encontrava. Desconfiei que seria o próprio e inverti a situação,
              ao lembrar de um amigo empresário que havia me pedido uma indicação
              de fornecedor daquele segmento. 
              
              
              Falei
              que eu era gerente de compras de uma empresa de grande porte, e
              gostaria de avaliar o potencial daquela empresa, para um contrato
              de fornecimento por 5 anos. Imediatamente, o simpático rapaz
              disse: vamos entrar e tomar um café. Conclusão ele era o
              proprietário. Não tive dúvidas em lhe dizer: Sua empresa tem
              todo o perfil para ser um grande fornecedor nosso, mas temos como
              princípio que, empresas que não atendem bem o fornecedor também
              não fará um bom atendimento ao seu cliente. E tentando se
              explicar, se  complicou
              ainda mais  dizendo: -
              sabe tem um vendedores que enchem...
              
              
              E
              ai eu retruquei: Seus vendedores externos estão fazendo o mesmo
              por ai...já pensou nisto? Espero que ele tenha entendido a
              mensagem. 
               
               
              
              
              Atrasos: 
              "Feed
              back" tem que ser feito em no máximo 2 dias senão será 
              esquecido, e quando lembrado talvez seja tarde demais.
              
              
              Outro
              exemplo: Apresentei um projeto a uma empresa que era exatamente o
              que ela queria e precisava. 
              
              
              Passou
              uma semana, duas, três ....e nada. Três semanas depois
              apresentei a uma outra empresa. Conclusão: No dia seguinte, o negócio
              estava fechado.  Dois
              meses depois a primeira empresa telefona, perguntando se era possível
              levar uma outra cópia do projeto, que já estava quase decidido..
              Minha resposta? "Que pena, infelizmente este projeto 
              já está sendo executado por outra empresa". 
               
               
              
              
              Não
              poderia deixar de citar aqui, alguns casos, 
              para que você dê a sua nota de zero a dez: 
               
               
              
              
              1)
              Uma grande empresa, que tem um gerente de marketing, que não sabe
              o que é internet, e direciona para 
              o gerente de informática, que só entende de faturamento.
              Também tem uma linha direta "fale com o presidente",
              onde você é direcionado para um diretor, que está em reunião e
              não retorna a ligação. 
              
              
              2)
              Uma Associação de classe que não quer informar ao seu
              associado, a oportunidade de divulgar a empresa dele,  sem
              nenhum ônus.  
              
              
              3)
              Um Diretor Executivo de uma Associação super respeitada, que
              recebe um assessor comercial de um veículo de mídia, 
              sem ter agendado,  e
              imediatamente disponibiliza todas as informações necessárias,
              porque percebe que é para benefício da categoria.  
              
              
              4)
              Uma empresa onde o guarda da portaria, recebe um vendedor com belo
              sorriso, oferece água  e
              deseja boa sorte na reunião, mesmo sem saber de quem se trata e
              com quem vai falar. E  na
              saída o mesmo guarda, com o mesmo sorriso: pergunta: foi boa a
              reunião? Espero que  volte
              a nos visitar mais vezes, trazendo coisas boas para a nossa
              empresa. 
              
              
              Acredite.
              Os casos citados são verídicos...e como gostaria de citar o nome
              das empresas, que receberam minha NOTA 10 !!!!!!!! 
               
               
               
               
              Lêda
              Pena Yoshida -consultora@brazilhost.com.br 
              Diretora
              Presidente do Guia Brazil Host - 1º Site de Turismo de Negócios www.brazilhost.com.br
              Consultora
              de Marketing e Clima Organizacional,  Cursos de Qualidade no
              Atendimento ao Cliente,  Comunicação eficaz, Você - sua
              empresa e a era digital, Marketing de serviços entre outros.
               
              Atenção:
              Este artigo foi escrito em 1997.