REVISTA INTERATIVA

 

 

 

Pontualidade. Ainda existe?
                                                                                 Por: Lêda Pena Yoshida

 
   

Há quem diz que pontualidade é uma questão de respeito para com os outros, mas também há quem diz que pontualidade é algo quase incontrolável nos grandes centros urbanos. As surpresas no trânsito normalmente são as causadoras de um mal estar terrível naquele que tanto faz para cumprir horários, quer seja em reuniões agendadas, no trabalho, compromissos sociais e até pessoais.

Pontualidade numa reunião agendada com outros convidados.

Ter de esperar retardatários é irritante e pode ser considerado insultante ou irresponsabilidade aliado a falta de profissionalismo. Principalmente se o retardatário é peça chave na reunião.

Chegar muito antes da hora também não é uma boa idéia. O importante é se programar para chegar com alguma antecedência (+_ 20 minutos), pois assim não precisará sair às pressas e correndo o risco de esquecer no carro material importante para a reunião.

Mas surpresas acontecem, principalmente para quem depende do trânsito caótico dos centros urbanos ou até mesmo de uma ponte aérea. O que fazer?

Não tem muito o que fazer, a não ser lançar mão do santo celular e telefonar, se estiver no transito; se estiver dentro do avião e não tem teto é melhor nem se estressar.

Porque deve ser evitado chegar atrasado nestas reuniões? Algumas razões para serem lembradas:

  • Quando alguém chega atrasado para um compromisso, aqueles que esperam raramente se satisfazem com uma desculpa tal como engarrafamento de trânsito. Estes percalços são previsíveis, cumpre sair mais cedo de casa. Não terá como evitar o sorriso amarelo dos demais presentes.

  • Desvantagem com os demais, porque não teve tempo de pensar no que vai dizer.

  • Não tem tempo de tomar conhecimento da hierarquia dos que estão presentes.

  • Dificuldade em ambientar-se, entrando num clima que já se formou.

  • Não tem como saber se o que vai propor já foi discutido e, pior ainda, descartado.

E a contra partida?

Você está no seu escritório e aquela pessoa com quem tinha agendado um horário com boa antecedência toma todas as providências para chegar no horário combinado e é obrigado a esperar. Cumpre absolutamente demonstrar respeito pela pessoa e atendê-la conforme combinado. Se tem um trabalho muito urgente a concluir antes desta reunião marcada, livre-se temporariamente deste trabalho para desculpar-se pessoalmente com a pessoa que o espera. Seja sincero e informe quanto tempo mais ainda terá que esperar, pois esta pessoa poderá ter um outro compromisso agendado para mais tarde, e como você já percebeu é alguém pontual.

Jamais peça para esperar alguns minutinhos e depois esquecer do relógio. Quando estamos envolvidos em um trabalho muito importante ou mesmo uma reunião, os ponteiros parecem correr mais do que deveria. Enquanto isto, o outro que lhe espera já leu todas as revisa atuais e antigas disponíveis na recepção, fez relatórios, vários telefonemas; e isto significa que os minutinhos já se passam de horas.

É bom lembrar que isto compromete não só a imagem do profissional como também a imagem da empresa. Se quem espera é um cliente sem comentários, e se for um fornecedor, lembre-se que todo fornecedor é um cliente em potencial e poderá lembrar desse episódio quando pretender se tornar um cliente.

Por mais gentil que a pessoa se mostre, é inegável que a fez perder tempo, deu-lhe prejuízo, aborreceu-lhe. Lógico que não haverá sequelas se a sua boa vontade ficar, de fato, patente, bem como sua intenção de retratar-se.

Lêda Pena Yoshida
consultora@brazilhost.com.br
http://www.curingao.com.br

 

 

 

 

 

Para ler mais artigos de Lêda Pena clique aqui