Há quem diz que pontualidade é uma questão de respeito para
com os outros, mas também há quem diz que pontualidade é algo
quase incontrolável nos grandes centros urbanos. As surpresas no
trânsito normalmente são as causadoras de um mal estar terrível
naquele que tanto faz para cumprir horários, quer seja em reuniões
agendadas, no trabalho, compromissos sociais e até pessoais.
Pontualidade numa reunião agendada com outros convidados.
Ter de esperar retardatários é irritante e pode ser
considerado insultante ou irresponsabilidade aliado a falta de
profissionalismo. Principalmente se o retardatário é peça chave
na reunião.
Chegar muito antes da hora também não é uma boa idéia. O
importante é se programar para chegar com alguma antecedência
(+_ 20 minutos), pois assim não precisará sair às pressas e
correndo o risco de esquecer no carro material importante para a
reunião.
Mas surpresas acontecem, principalmente para quem depende do trânsito
caótico dos centros urbanos ou até mesmo de uma ponte aérea. O
que fazer?
Não tem muito o que fazer, a não ser lançar mão do santo
celular e telefonar, se estiver no transito; se estiver dentro do
avião e não tem teto é melhor nem se estressar.
Porque deve ser evitado chegar atrasado nestas reuniões?
Algumas razões para serem lembradas:
- Quando alguém chega atrasado para um compromisso, aqueles
que esperam raramente se satisfazem com uma desculpa tal como
engarrafamento de trânsito. Estes percalços são previsíveis,
cumpre sair mais cedo de casa. Não terá como evitar o
sorriso amarelo dos demais presentes.
- Desvantagem com os demais, porque não teve tempo de pensar
no que vai dizer.
- Não tem tempo de tomar conhecimento da hierarquia dos que
estão presentes.
- Dificuldade em ambientar-se, entrando num clima que já se
formou.
- Não tem como saber se o que vai propor já foi discutido e,
pior ainda, descartado.
E a contra partida?
Você está no seu escritório e aquela pessoa com quem tinha
agendado um horário com boa antecedência toma todas as providências
para chegar no horário combinado e é obrigado a esperar. Cumpre
absolutamente demonstrar respeito pela pessoa e atendê-la
conforme combinado. Se tem um trabalho muito urgente a concluir
antes desta reunião marcada, livre-se temporariamente deste
trabalho para desculpar-se pessoalmente com a pessoa que o espera.
Seja sincero e informe quanto tempo mais ainda terá que esperar,
pois esta pessoa poderá ter um outro compromisso agendado para
mais tarde, e como você já percebeu é alguém pontual.
Jamais peça para esperar alguns minutinhos e depois esquecer
do relógio. Quando estamos envolvidos em um trabalho muito
importante ou mesmo uma reunião, os ponteiros parecem correr mais
do que deveria. Enquanto isto, o outro que lhe espera já leu
todas as revisa atuais e antigas disponíveis na recepção, fez
relatórios, vários telefonemas; e isto significa que os
minutinhos já se passam de horas.
É bom lembrar que isto compromete não só a imagem do
profissional como também a imagem da empresa. Se quem espera é
um cliente sem comentários, e se for um fornecedor, lembre-se que
todo fornecedor é um cliente em potencial e poderá lembrar desse
episódio quando pretender se tornar um cliente.
Por mais gentil que a pessoa se mostre, é inegável que a fez
perder tempo, deu-lhe prejuízo, aborreceu-lhe. Lógico que não
haverá sequelas se a sua boa vontade ficar, de fato, patente, bem
como sua intenção de retratar-se.