Há quem diz que pontualidade é uma questão de respeito para
              com os outros, mas também há quem diz que pontualidade é algo
              quase incontrolável nos grandes centros urbanos. As surpresas no
              trânsito normalmente são as causadoras de um mal estar terrível
              naquele que tanto faz para cumprir horários, quer seja em reuniões
              agendadas, no trabalho, compromissos sociais e até pessoais.
              Pontualidade numa reunião agendada com outros convidados.
              Ter de esperar retardatários é irritante e pode ser
              considerado insultante ou irresponsabilidade aliado a falta de
              profissionalismo. Principalmente se o retardatário é peça chave
              na reunião.
              Chegar muito antes da hora também não é uma boa idéia. O
              importante é se programar para chegar com alguma antecedência
              (+_ 20 minutos), pois assim não precisará sair às pressas e
              correndo o risco de esquecer no carro material importante para a
              reunião.
              Mas surpresas acontecem, principalmente para quem depende do trânsito
              caótico dos centros urbanos ou até mesmo de uma ponte aérea. O
              que fazer?
              Não tem muito o que fazer, a não ser lançar mão do santo
              celular e telefonar, se estiver no transito; se estiver dentro do
              avião e não tem teto é melhor nem se estressar.
              Porque deve ser evitado chegar atrasado nestas reuniões?
              Algumas razões para serem lembradas:
              
                - Quando alguém chega atrasado para um compromisso, aqueles
                  que esperam raramente se satisfazem com uma desculpa tal como
                  engarrafamento de trânsito. Estes percalços são previsíveis,
                  cumpre sair mais cedo de casa. Não terá como evitar o
                  sorriso amarelo dos demais presentes.
                  
                 - Desvantagem com os demais, porque não teve tempo de pensar
                  no que vai dizer.
                  
                 - Não tem tempo de tomar conhecimento da hierarquia dos que
                  estão presentes.
                  
                 - Dificuldade em ambientar-se, entrando num clima que já se
                  formou.
                  
                 - Não tem como saber se o que vai propor já foi discutido e,
                  pior ainda, descartado.
 
              
              E a contra partida?
              Você está no seu escritório e aquela pessoa com quem tinha
              agendado um horário com boa antecedência toma todas as providências
              para chegar no horário combinado e é obrigado a esperar. Cumpre
              absolutamente demonstrar respeito pela pessoa e atendê-la
              conforme combinado. Se tem um trabalho muito urgente a concluir
              antes desta reunião marcada, livre-se temporariamente deste
              trabalho para desculpar-se pessoalmente com a pessoa que o espera.
              Seja sincero e informe quanto tempo mais ainda terá que esperar,
              pois esta pessoa poderá ter um outro compromisso agendado para
              mais tarde, e como você já percebeu é alguém pontual.
              Jamais peça para esperar alguns minutinhos e depois esquecer
              do relógio. Quando estamos envolvidos em um trabalho muito
              importante ou mesmo uma reunião, os ponteiros parecem correr mais
              do que deveria. Enquanto isto, o outro que lhe espera já leu
              todas as revisa atuais e antigas disponíveis na recepção, fez
              relatórios, vários telefonemas; e isto significa que os
              minutinhos já se passam de horas.
              É bom lembrar que isto compromete não só a imagem do
              profissional como também a imagem da empresa. Se quem espera é
              um cliente sem comentários, e se for um fornecedor, lembre-se que
              todo fornecedor é um cliente em potencial e poderá lembrar desse
              episódio quando pretender se tornar um cliente.
              Por mais gentil que a pessoa se mostre, é inegável que a fez
              perder tempo, deu-lhe prejuízo, aborreceu-lhe. Lógico que não
              haverá sequelas se a sua boa vontade ficar, de fato, patente, bem
              como sua intenção de retratar-se.