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               Há quem diz que pontualidade é uma questão de respeito para
              com os outros, mas também há quem diz que pontualidade é algo
              quase incontrolável nos grandes centros urbanos. As surpresas no
              trânsito normalmente são as causadoras de um mal estar terrível
              naquele que faz tanto para cumprir horários, quer seja em reuniões
              agendadas, no trabalho, compromissos sociais e até pessoais. 
              Pontualidade numa reunião agendada com outros convidados.
              Ter de esperar retardatários é irritante e pode ser
              considerado insultante ou irresponsabilidade aliados a falta de
              profissionalismo. Principalmente se o retardatário é peça chave
              na reunião. 
              Chegar muito antes da hora também não é uma boa idéia. O
              importante é  programar-se para chegar com alguma antecedência
              (+_ 20 minutos), pois assim não precisará sair às pressas e
              correndo o risco de esquecer no carro material importante para a
              reunião. 
              Mas, surpresas acontecem, principalmente para quem depende do trânsito
              caótico dos centros urbanos ou até mesmo de uma ponte aérea. O
              que fazer? 
              Nesses casos, não há muito o que fazer, a não ser lançar mão do
              "santo"
              celular e telefonar, se estiver no transito (se estiver num
              avião e não houver teto, é melhor nem se estressar). 
              Porque deve ser evitado chegar atrasado em reuniões?
              Algumas razões para serem lembradas: 
              
                - Quando alguém chega atrasado para um compromisso, aqueles
                  que esperam raramente se satisfazem com uma desculpa, tal como
                  engarrafamento de trânsito. Estes percalços são previsíveis,
                  cumpre sair mais cedo. Não há como evitar o "sorriso amarelo" dos demais presentes.
 
                   
                 - Desvantagem com os demais, porque, às vezes, não teve tempo de pensar
                  no que vai dizer.
 
                   
                 - Não se tem chance de tomar conhecimento da hierarquia dos que
                  estão presentes.
 
                   
                 - Dificuldade em ambientar-se, entrando num clima que já foi
                  formado.
 
                   
                 - Não há como saber se o que vai propor já foi discutido e,
                  pior ainda, descartado.
 
               
              E a contra partida?
              Você está no seu escritório e aquela pessoa com quem tinha
              agendado um horário com boa antecedência toma todas as providências
              para chegar no horário combinado e é obrigado a esperar. Cumpre
              absolutamente demonstrar respeito pela pessoa e atendê-la
              conforme combinado.  
               Se há um trabalho inadiável a concluir
              antes desta reunião marcada, interrompa-o temporariamente para desculpar-se pessoalmente com a pessoa que o espera.
              Seja sincero e informe quanto tempo mais ainda terá que esperar,
              pois a pessoa poderá ter um outro compromisso agendado para
              mais tarde, e, como você já percebeu, é alguém pontual. 
              Jamais peça a alguém para esperar alguns minutinhos e depois
              se esqueça
              do relógio. Quando estamos envolvidos em um trabalho muito
              importante, ou mesmo uma reunião, os ponteiros parecem correr mais
              do que deveria. Enquanto isto, o outro que espera já leu
              todas as revisa, atuais e antigas, disponíveis na recepção, fez
              relatórios, vários telefonemas, o que significa que os
              minutinhos já passam de horas. 
              
              É
              bom lembrar que a falta de pontualidade compromete não só a
              imagem do profissional como também a imagem da empresa. 
              Se
              quem espera é um cliente, dispensável comentar; se for um
              fornecedor, lembre-se: todo fornecedor é um cliente em potencial
              e poderá lembrar-se do episódio quando pretender se tornar um
              cliente. 
              Por
              mais gentil que a pessoa se mostre, é inegável que você a fez
              perder tempo, deu-lhe prejuízo, aborreceu-lhe. 
              
               
              Talvez
              não haja seqüelas, ou, pelo menos, serão amenizadas, se a sua
              boa vontade ficar, de fato, patente, bem como sua intenção de
              retratar-se. Para tanto, é preciso, não só ser realmente
              sincero, mas, principalmente, parecer sincero. 
              Lêda
              Pena Yoshida 
              consultora@brazilhost.com.br  
              http://www.curingao.com.br 
              
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