REVISTA INTERATIVA

 

 

 

Pontualidade. Ainda existe?
                                                                                 Por: Lêda Pena Yoshida

 
   

Há quem diz que pontualidade é uma questão de respeito para com os outros, mas também há quem diz que pontualidade é algo quase incontrolável nos grandes centros urbanos. As surpresas no trânsito normalmente são as causadoras de um mal estar terrível naquele que faz tanto para cumprir horários, quer seja em reuniões agendadas, no trabalho, compromissos sociais e até pessoais.

Pontualidade numa reunião agendada com outros convidados.

Ter de esperar retardatários é irritante e pode ser considerado insultante ou irresponsabilidade aliados a falta de profissionalismo. Principalmente se o retardatário é peça chave na reunião.

Chegar muito antes da hora também não é uma boa idéia. O importante é  programar-se para chegar com alguma antecedência (+_ 20 minutos), pois assim não precisará sair às pressas e correndo o risco de esquecer no carro material importante para a reunião.

Mas, surpresas acontecem, principalmente para quem depende do trânsito caótico dos centros urbanos ou até mesmo de uma ponte aérea. O que fazer?

Nesses casos, não há muito o que fazer, a não ser lançar mão do "santo" celular e telefonar, se estiver no transito (se estiver num avião e não houver teto, é melhor nem se estressar).

Porque deve ser evitado chegar atrasado em reuniões? Algumas razões para serem lembradas:

  • Quando alguém chega atrasado para um compromisso, aqueles que esperam raramente se satisfazem com uma desculpa, tal como engarrafamento de trânsito. Estes percalços são previsíveis, cumpre sair mais cedo. Não há como evitar o "sorriso amarelo" dos demais presentes.

  • Desvantagem com os demais, porque, às vezes, não teve tempo de pensar no que vai dizer.

  • Não se tem chance de tomar conhecimento da hierarquia dos que estão presentes.

  • Dificuldade em ambientar-se, entrando num clima que já foi formado.

  • Não há como saber se o que vai propor já foi discutido e, pior ainda, descartado.

E a contra partida?

Você está no seu escritório e aquela pessoa com quem tinha agendado um horário com boa antecedência toma todas as providências para chegar no horário combinado e é obrigado a esperar. Cumpre absolutamente demonstrar respeito pela pessoa e atendê-la conforme combinado. 

Se há um trabalho inadiável a concluir antes desta reunião marcada, interrompa-o temporariamente para desculpar-se pessoalmente com a pessoa que o espera. Seja sincero e informe quanto tempo mais ainda terá que esperar, pois a pessoa poderá ter um outro compromisso agendado para mais tarde, e, como você já percebeu, é alguém pontual.

Jamais peça a alguém para esperar alguns minutinhos e depois se esqueça do relógio. Quando estamos envolvidos em um trabalho muito importante, ou mesmo uma reunião, os ponteiros parecem correr mais do que deveria. Enquanto isto, o outro que espera já leu todas as revisa, atuais e antigas, disponíveis na recepção, fez relatórios, vários telefonemas, o que significa que os minutinhos já passam de horas.

É bom lembrar que a falta de pontualidade compromete não só a imagem do profissional como também a imagem da empresa.

Se quem espera é um cliente, dispensável comentar; se for um fornecedor, lembre-se: todo fornecedor é um cliente em potencial e poderá lembrar-se do episódio quando pretender se tornar um cliente.

Por mais gentil que a pessoa se mostre, é inegável que você a fez perder tempo, deu-lhe prejuízo, aborreceu-lhe.

Talvez não haja seqüelas, ou, pelo menos, serão amenizadas, se a sua boa vontade ficar, de fato, patente, bem como sua intenção de retratar-se. Para tanto, é preciso, não só ser realmente sincero, mas, principalmente, parecer sincero.

Lêda Pena Yoshida

consultora@brazilhost.com.br
http://www.curingao.com.br

 

 

 

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