Projeto Pró-Banana Verde-"O Ouro Verde do Brasil "
|
||
Projeto Pró Banana Verde e o IPEN Números sobre a banana no Brasil Criadora do Projeto Heloísa de Freitas Valle O Projeto Pró- Banana Verde na imprensa
|
Heloísa
de Freitas Valle
Criadora do Projeto Pró-Banana Verde, considerado por ela "O Ouro Verde do Brasil" Helóisa de Freitas Valle, nasceu em 1929 no Hospital Santa Catarina na cidade de São Paulo, mais precisamente na Avenida Paulista, coração financeiro do País.
Hoje aos 73 anos de idade, Heloísa, traz uma cronologia de vida extremamente ativa, herdada principalmente de seu avô, o mentor da Semana de Arte Moderna de 1922, o então Senador José de Freitas Valle , tendo vivido boa parte de sua infância e adolescência, na famosa Mansão da Vila Kyrial no bairro de Vila Mariana em São Paulo, local onde foi gestada a Semana de 22. Heloísa casou-se em 1949, teve 4 filhos, tem 12 netos e prepara-se para ser bisavó em julho de 2002.
De 1949 a 1965, período que ficou casada com Fábio Leopoldo e Silva, viveu na Fazenda Santa Terezinha na cidade de Garça no interior de São Paulo, onde cultivavam café e trabalhavam com pecuária.
De 1980 a 1990, trabalhou como relações públicas na empresa Lequip's com o Dr. José Mario Junqueira de Azevedo.
Em Junho de 1992, iniciou o cultivo de banana na Fazenda Recanto Divino, no município de Eldorado, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. Em novembro de 1993, proferiu a primeira paletra na Câmara Municipal de Eldorado, efetuando a primeira degustação de preparações feitas a partir da banana verde, dando sequência a uma série de eventos , demonstrando as várias possibilidades de elaboração de produtos a partir da fruta verde.
De 1994 a 1996, foi Presidente da Cooperativa dos Bananicultores do Vale do Ribeira, revelando sua conduta de grande conhecedora do assunto.
Em
1995 participou do Seminário "O Desafio Social da Fome- A Empresa
no Combate ao Desperdício", no Sesc São Paulo. Efetuou
também, o "Curso Prático para Utilização da Banana
Verde" no Projeto Mesa São Paulo, no Sesc Carmo de São Paulo.
Realizou
palestras no Rio de Janeiro para empresários e banqueiros do
seu círculo de amizades. Ainda em 1995, viajou para Brasília com o então Deputado José Castro Coimbra, quando promoveu uma mini degustação com a presença do ministro da Ministro da Agricultura da época, Andrade Vieira. No mesmo ano, promoveu degustação de vários produtos de banana verde em São José dos Campos, em São Paulo com a participação de rotarianos. Também em 95, fez palestra na Sociedade Beneficiente São Camilo em São Paulo com a presença do Dr. Paulo Jesus Frange, diretor clínico do Centro Hospitalar Don Silvério G. Pimenta, para 40 pessoas.
Em 1995, recebeu Menção de Apoio ao Projeto Rancho da Banana, da Câmara Municipal de Registro, no interior de São Paulo.
Em 1996, fez palestra no Estado de Santa Catarina sobre a utilização de banana verde. Ainda no mesmo ano, ministrou curso de "Aproveitamento Integral de Banana Verde" na Emater - Empresa de Assistência, Tecnologia e Extensão Rural do Distrito Federal, vinculada à Secretaria de Agricultura do Distrito Federal.
Após
várias apresentações do Projeto, conseguiu apoio técnico/científico
do Prof. Luiz Márcio Poiani- PHD em Agroindústria da UFSCAR -
Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, efetuou parceria com
a USP-Disque Tecnologia e Sebrae-Tec. Desde então vários veículos de comunicação, tem mostrado parte do que é possível fazer com a banana verde.
No
programa Mais Você, da rede globo de televisão, apresentado por Ana
Maria Braga, foi mostrado uma receita de nhoque, preparado a partir da
biomassa de banana verde; o jornal do SBT- (Sistema Brasileiro de
Televisão) também fez reportagem sobre o Projeto Pró-banana verde,
exibindo algumas preparações, o Jornal O Estado de São Paulo, também
mostrou o tema, a Revista Nutrição, Saúde & Performance, efetuou
uma reportagem abordando o projeto, entre outros veículos.
Em fevereiro de 2002, realizou palestra seguida de degustação para os Nutricionistas da Comissão Técnica e Operacional da Aberc- Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas em São Paulo, mostrando a viabilidade nutricional e econômica da banana verde, para a preparação de receitas aplicadas ao seguimento de refeições coletivas, sendo na oportunidade, convidada a efetuar palestra durante a Abia Food Service , o maior evento da alimentação fora do lar do País, que ocorreu no dia 5 de abril de 2002, último dia do evento, dentro do Concurso Alimentos 2001/2002, quando Heloísa , fez uma breve exposição sobre o Projeto Pró-Banana Verde.
Heloísa de Freitas Valle, teve uma brilhante idéia, traçou estratégias, está viabilizando algumas parcerias e o Projeto Pró-Banana Verde, despertou interesses de várias empresas do setor de alimentos.
Neste momento, procura indústrias interessadas em produzir a Biomassa, matéria prima essencial para a produção de vários alimentos, importante para a indústria de sucos, de massas, de pães, entre outras e também está contatando empresas interessadas na produção de flocos de banana verde .
Heloísa
acredita que, o direito a
alimentação deve ser preceito
básico de uma sociedade democrática, justa e igualitária, e o Brasil
deve acordar para seus recursos próprios. "Não justifica os
vergonhosos números da fome no Brasil, diz Heloísa."
Os
Empresários interessados em obter mais
informações sobre o Projeto Pró-Banana Verde, poderão entrar
em contato com a AFBV
- Associação Brasileira de Fomento à Banana Verde, Tel.: (0xx11)
3088-1513 ou via e-mail: bananaverde@brazilhost.com.br ,
com Heloísa de Freitas Valle.
|